sábado, 30 de maio de 2009

Tipos de água e a sua gestão

Tipos de água




Água poluída e água pura, respectivamente


Dependendo das condições de uso em que se encontra, a água pode ser classificada em cinco tipos:

ÁGUA PURA – Se for considerada como pura a água composta exclusivamente por hidrogénio e oxigénio, chegar-se-á facilmente à conclusão de que não existe água absolutamente pura na natureza. Isso porque, por onde ela passa, vai dissolvendo e transportando substâncias que a ela se incorporam durante seu caminho. A água pura somente vai ser encontrada quando produzida artificialmente em laboratório, e a sua finalidade é, quase sempre, a fabricação de remédios, ou algum outro processo industrial mais sofisticado.

ÁGUA POTÁVEL – é a que se pode beber. É fundamental para a vida humana, e é obtida através de tratamentos que eliminam qualquer impureza.

ÁGUA SERVIDA – é a água que foi usada pelo homem e ficou suja. É o esgoto.

ÁGUA POLUÍDA – é a que recebeu substâncias que a deixou turva, ou que alteraram sua cor, odor ou sabor, tornando-a desagradável. É a água que sofreu alteração em suas características físicas e químicas.

ÁGUA CONTAMINADA – é a que contém substâncias tóxicas ou micróbios capazes de produzir doenças. A contaminação pode ser invisível aos nossos olhos ou imperceptível ao paladar. É a água que faz mal à saúde.

A gestão da água

A crise mundial da água traduz-se na sua escassez crescente, na diminuição da sua qualidade em consequência da poluição e também nas secas.
A água disponível bastaria para satisfazer as necessidades mundiais se fosse gerida adequadamente, tendo em vista um aproveitamento eficaz e uma repartição equitativa.
A gestão da água tem de se enquadrar no conceito de desenvolvimento sustentável, de modo que satisfaça os objectivos da sociedade no presente e no futuro e que assegure, em simultâneo, a preservação ambiental dos sistemas de recursos hídricos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde há mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso a água limpa.
Os problemas com a água são responsáveis pela morte de 1,6 milhões de pessoas todos os anos.
Cerca de 6000 crianças morrem todos os dias de doenças que poderiam ser evitadas, caso se melhorasse a qualidade da água e do saneamento.
Melhorar a qualidade da água requer meios financeiros, técnicos e culturais, que a maioria dos países não tem.
Em Portugal, a legislação estabelece critérios e normas de qualidade com a finalidade de proteger, preservar e melhorar a água em função das suas principais utilizações.


Sem comentários:

Enviar um comentário