sábado, 30 de maio de 2009

Formas e fontes de poluição da água



A poluição da água é qualquer alteração das suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, que possa prejudicar a saúde, a segurança e o bem-estar das populações, causar dano à flora e à fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e económicos.

As principais fontes de poluição dos rios, lagos, ribeiros e toalhas de água - águas superficiais e subterrâneas, são as águas residuais resultantes da indústria, da agricultura e das actividades domésticas. As águas residuais estão carregadas de sais minerais, substâncias não bio-degradáveis, fertilizantes, pesticidas, detergentes e micróbios. Tornam a água imprópria para abastecimento público e põe em causa a vida dos seres vivos que habitam os rios, ribeiros e lagos.


Também os oceanos e mares são afectados pela poluição - os acidentes com petroleiros que derramam petróleo para o mar e provocam as “marés negras”, a queima de resíduos no alto mar, a lavagem de porões dos cargueiros e petroleiros, os derramamentos tóxicos das indústrias feitos directamente para as praias ou costas, o despejo de lixo radioactivo das centrais nucleares, o funcionamento dos barcos a motor
Para além destes aspectos, devemos ter em conta que uma parte importante da poluição do mar é a fonte da actividade humana na terra. Alguns exemplos:
•Os resíduos sólidos, plásticos, vidros, trapos e outros materiais, deixados nas praias.
•Os pesticidas e adubos utilizados na agricultura, que através da acção da chuva e da erosão do solo, contaminam as águas subterrâneas e os rios.
•Os produtos e as águas residuais não tratadas que são lançados directamente para os rios, e através destes chegam ao mar.

Perigos e consequências da poluição das águas
De acordo com a sua natureza e concentração, os poluentes apresentam diferentes efeitos sobre o meio ambiente e a saúde pública, apresentando-se a seguir alguns dos mais relevantes:

Efeitos da poluição aquática sobre a saúde humana:- Gastro-interites;- Diminuição da taxa de fixação do oxigénio;- Alterações do sistema nervoso central;- Alteração das reacções enzimáticas naturais;- Anomalias bioquímicas.
Efeitos da poluição aquática sobre o meio ambiente:- Desoxigenação da água;- Variações de salinidade e de temperatura;- Turvação;- Alteração/destruição da fauna e da flora;

Em Portugal, mais de metade dos rios e lagos estão poluídos. A poluição hídrica resulta do desenvolvimento descontrolado das actividades económicas e do crescimento demográfico, que não foram acompanhados pela construção de infra-estruturas de saneamento básico.
Um derrame de cianeto numa mina de ouro a Norte da Roménia destruiu os ecossistemas de vários rios da Roménia, Hungria e Jugoslávia. O cianeto (um produto químico usado para limpar o ouro, proveniente de uma barragem existente na mina de ouro, infiltrou-se na Hungria e na Jugoslávia, através dos rios Szamos e Tisza, antes de entrar no Danúbio. Cerca de cem mil metros cúbicos de água poluída com cianeto escorreram para a Natureza.
A delegação da Direcção de Saúde Pública romena anunciou que os níveis de cianeto em cinco poços de água das imediações da mina ficaram 70 vezes mais elevados do que o limite aceitável.A Agência para a Protecção do Meio Ambiente de Satu Mare (noroeste da Roménia) advertiu que o cianeto infiltrado na terra afectaria os lençóis freáticos e, a prazo, deixaria em perigo a população, os animais e a vegetação locais.
Os peritos húngaros calculam que serão precisos dez anos para reparar os prejuízos provocados no Meio Ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário