sábado, 30 de maio de 2009

Chuva Ácida



O que é?

A chuva ácida é caracterizada por ter um pH ácido (abaixo de 4,5) e produz-se quando o Enxofre (S), proveniente da queima dos combustíveis fósseis e o Azoto (N) presente no ar se combinam com o Oxigénio (O2), formando assim o Dióxido de Enxofre (SO2) e Dióxido de Azoto (NO2).
Estes compostos vão-se espalhar pela atmosfera e fundem-se com as partículas de água que estão em suspensão, formando assim o Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Nítrico (HNO3) e também Ácido Clorídrico (HCl) em pequenas quantidades.

Reacções em que se forma Chuva Ácida



S(s) + O2(g) ----> SO2(g)
2SO2(g) + O2(g) ----> 2SO3(g)
SO3(g) + H2O(l) ----> H2SO4

Enquanto que a chuva ácida possui um pH baixo, as chuvas normais possuem um pH levemente ácido (aproximadamente 5,6). Esta acidez é provocada pela dissociação do Dióxido de Carbono (CO2) em Água (H2O) formando o Ácido Carbónico (H2CO3).

CO2(g) + H2O(l) ----> H2CO3(aq)

Como se forma?

A água da chuva tem uma acidez natural resultante da dissolução do CO2 atmosférico, tem sofrido alterações alarmantes no valor do seu pH em algumas regiões.
Nas últimas décadas, acidez das chuvas caídas no Norte da Europa, no Oeste dos Estados Unidos, no Canadá e no Japão aumentou imenso.
O pH da chuva nessas regiões pode chegar ao valor 2. Em 1978, na Pensilvânia, o pH da chuva atingiu mesmo o valor de 1,5.
As chuvas ácidas formam-se normalmente a grandes altitudes, nas nuvens onde os óxidos de enxofre e óxidos de azoto reagem com a água, o oxigénio e outros oxidantes, formando uma solução de ácido nítrico e ácido sulfúrico.
Parte do SO2 atmosférico provém de processos naturais como as erupções dos vulcões.
No entanto, a actividade humana é também responsável pela produção de uma quantidade significativa de SO2.
Das actividades humanas que produzem SO2 destacam-se a extracção dos metais Zn, Pb, Cu e Ni, a partir dos seus minérios sulfurosos e a combustão dos combustíveis fósseis, principalmente o carvão, nas centrais termoeléctricas.
Os óxidos de azoto formam-se sobretudo durante a combustão nos motores de automóveis e centrais térmicas. A elevadas temperaturas os óxidos de azoto são oxidados a pentóxido de diazoto (N2O5) que em solução aquosa, forma o ácido nítrico (HNO3).
O dióxido de enxofre é oxidado a trióxido de enxofre que, reagindo com a água, forma o ácido sulfúrico.


Quais os seus efeitos?

Prejuízos para o Homem:

•Saúde: a chuva ácida libera metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.

•Prédios, casas, arquitectura: a chuva ácida também ajuda a corroer os materiais usados nas construções como casas, edifícios e arquitectura, destruindo represas, turbinas hidroeléctricas etc.


Prejuízos para o meio ambiente:

•Lagos: os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito da chuva ácida, pois podem ficar totalmente acidificados, perdendo toda a sua vida.

•Desmatamentos: a chuva ácida faz clareiras, matando duas ou três árvores. Imagine uma floresta com muitas árvores utilizando mutuamente, agora duas árvores são atingidas pela chuva ácida e morrem, algum tempo após muitas plantas que se utilizavam da sombra destas árvores morrem e assim vão indo até formar uma clareira. Essas reacções podem destruir florestas.

•Agricultura: a chuva ácida afecta as plantações quase do mesmo jeito que das florestas, só que é destruída mais rápido já que as plantas são mesmo do mesmo tamanho, tendo assim mais áreas atingidas.

Como se controlam e corrigem os seus efeitos?

•Conservar energia: Hoje em dia o carvão, o petróleo e o gás natural são utilizados para superar 75% dos gastos com energia. Nós podemos cortar estes gastos pela metade e ter um alto nível de vida. Algumas sugestões para economizar energia:

- Transporte colectivo: diminuindo-se o número de carros a quantidade de poluentes também diminui;
-Utilização do metro: por ser eléctrico polui menos do que os carros;
-Utilizar fontes de energia menos poluentes: energia hidroeléctrica, energia geotérmica, energia das marés, energia eólica (dos moinhos de vento), energia nuclear (embora cause preocupações para as pessoas, em relação à possíveis acidentes e para onde levar o lixo nuclear).
-Purificação dos veículos: utilizar gasolina sem chumbo e conversores catalíticos;
-Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre.

Sem comentários:

Enviar um comentário