sábado, 30 de maio de 2009

A desmineralização da água do mar

Em regiões onde as reservas de água são escassas, o recurso a processos industriais de dessalinação da água, particular da água do mar, tem constituído um meio de superar as crescentes necessidades de água para consumo humano.
O mar é uma solução aquosa extremamente complexa, pois contém numerosos sais inorgânicos, substâncias gasosas e espécies orgânicas lá dissolvidas.
Técnicas de destilação (evaporação-condensação) e osmose inversa constituem os processos mais vulgares para a dessalinização das águas e, consequentemente, para a obtenção de água potável.

Destilação

Na destilação, a água é vaporizada por aquecimento e depois por arrefecimento:


A vaporização da água é um processo endotérmico, requerendo uma grande quantidade de energia, o que torna o processo de destilação dispendioso.
Na destilação normal a água é vaporizada elevando a temperatura até cerca de 110ºC. O vapor atravessa um circuito, sendo depois condensado após a recolha.
Em zonas do globo com muito sol, mas apenas com água salgada, como algumas ilhas e costas desérticas, pode usar-se um “destilador solas”, para dessalinizar a água por destilação.
Neste caso, a água não é fervida, mas apenas suficientemente aquecida pelos raios solares, que a evaporam rapidamente.
O ar húmido, contendo a água evaporada sobe, volta a condensar-se, escorrendo para as calhas, onde a água é recolhida e depois transportada ou guardada para uso posterior.

Osmose Inversa

As moléculas de água de uma solução podem passar através de membranas porosas semipermeáveis, mas as dos solutos nela contidos não. Este fenómeno designa-se osmose.

Na osmose, as moléculas passam, através de uma membrana semipermeável, da solução de menor concentração no soluto para a solução de maior concentração.
No caso da dessalinização da água do mar, o que interessa é que as moléculas do solvente passem da solução mais concentrada para a solução mais diluída, o que se consegue através da técnica da osmose inversa.
Nesta técnica, a água da solução mais concentrada é forçada, por pressão, a passar pelas membranas da solução mais concentrada para a solução menos concentrada, diminuindo a concentração dos sais e originando a água dessalinizada.
A água doce obtida por dessalinização da água domar tem de ser posteriormente sujeita a tratamentos para a adequar aos VMR estabelecidos para uma água potável.
Dado que o consumo de água doce tem vindo a aumentar, prevê-se que, no futuro, os oceanos venham a ser um dos maiores fornecedores de água doce.

Sem comentários:

Enviar um comentário