sábado, 30 de maio de 2009

A água na Terra

A água na Terra e a sua distribuição





A camada gasosa que rodeia a Terra apareceu como resultado, entre outros factores, das reacções químicas provocadas pelo aparecimento na sua superfície de um novo composto, isto é a água.
Foi na água que, há cerca de 3800 milhões de anos, surgiu a vida na Terra. Os primeiros seres vivos de que são conhecidos fósseis, eram bactérias e algas azuis (seres unicelulares) que viveram nos Oceanos Primitivo. Ao longo de milhões de anos, os seres vivos evoluíram e espalharam-se pelos oceanos e continentes.

A água surgiu no decurso de reacções químicas que tiveram lugar no nosso planeta durante as primeiras fases da sua formação.

A água, é das substâncias mais importantes na vida do Homem, talvez o recurso mais precioso que a Terra oferece à humanidade.

A Terra é um planeta de água, uma vez que a água cobre 71% da sua superfície.
Contudo, com tanta água que existe, apenas 2,5% dela é água doce utilizável e, desta, apenas 0,1% é água potável, ou seja, água própria para beber. Os 97,5% restantes de água corresponde à existente nos mares e nos oceanos.
A água doce encontra-se em diferentes formas:
• 68,9% sob a forma de glaciares e neves eternas;
• 29,9% sob a forma de águas subterrâneas;
• 0,9% sob a forma de humidade do solo e da atmosfera;
• 0,3% nos lagos e nos rios.

Problemas de abundância e escassez

Para além de escassa, a distribuição da água doce é muito assimétrica. No planisfério seguinte é visível a assimetria da distribuição da água no Planeta. O médio oriente, praticamente toda a zona central da Austrália, costa oeste dos Estados Unidos da América, México, Chile, assim como grandes zonas da Argentina e a maior parte da África têm grande escassez de água doce. Alguma da falta de água é solucionada com a irrigação artificial.


Os consumos de água
Actualmente a quantidade de água usada em todo o mundo na produção de alimentos é da ordem de 7 mil metros cúbicos. Em 2050, a previsão é de que essa quantidade aumente para 11 mil metros cúbicos, o que significa quase o dobro da água utilizada hoje. No Mundo, os consumos de água são utilizados em três diferentes maneiras: Agricultura; Consumo doméstico; Indústria.
Nos países em desenvolvimento o factor dominante é a agricultura, seguindo-se a indústria e por fim o consumo doméstico. Já nos países desenvolvidos, é a indústria que utiliza mais água. Em geral, no Mundo podemos dizer que a agricultura predomina o consumo de água.



Sem comentários:

Enviar um comentário